domingo, 23 de junho de 2013

Discussão: PEC diminui número de deputados federais para 250

Clodovil Hernandes
A Câmara Federal avalia a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 280/08, que diminui o número de deputados federais dos atuais 513 representantes para 250.
De autoria do falecido deputado Clodovil Hernandes (PR-SP), a proposta determina que cada Estado terá, no mínimo, quatro representantes e, no máximo, 35 deputados.
Os parlamentares, de acordo com o texto, continuarão sendo eleitos pelo sistema proporcional, e o critério para o número de deputados por Estado continuará o mesmo usado atualmente: a população.
A PEC altera o artigo 45 da Constituição para inserir o novo número e estabelece ainda que eventuais territórios que venham a ser criados terão apenas um representante na Câmara Federal.
A representação por Estado e pelo Distrito Federal será estabelecida por lei complementar, proporcionalmente à população.
Os ajustes necessários serão feitos no ano anterior às eleições (para que nenhuma das unidades da Federação tenha menos de quatro ou mais de 35 deputados).

Com informações da Agência Câmara

Um comentário:

  1. Acho muito válida a ideia. Além de termos menos gastos públicos, poderemos (se isso acontecer pela parte das outras pessoas) controlar mais diretamente as ações deles, dos deputados.

    ResponderExcluir