sábado, 31 de agosto de 2013

Assú: Secretária de Saúde endossa apelo pró-UTI no Hospital Regional

O fortalecimento da estrutura de saúde pública na área sob a abrangência da 8ª Região de Saúde, reunindo mais de 12 cidades e representando uma densidade populacional de 147 mil pessoas, pautou o encontro ordinário da Comissão Intergestores Regional (CIR), realizada quinta-feira última (29) na cidade de Angicos.
A deficiência existente nas unidades de saúde foi amplamente debatida entre os participantes, segundo anunciou a secretária municipal de Saúde e coordenadora da 8ª Região, Lucianny Edja Guerra de Massena.
O suposto fechamento do Hospital de Angicos e a debilidade do Hospital de Assú, com a carência de uma UTI, estiveram no centro da discussão.
Porque retirar esse Hospital Regional de Angicos? Porque deixar esse Hospital de Assú, que tem uma estrutura tão boa, ficar nessa situação? Porque não melhorar esse serviço, ampliar esse serviço, trazer uma UTI e melhorar pra que os nossos munícipes não fiquem sendo transferidos?”, indagou a secretária municipal.
Talvez agora que o grito de alerta partiu de uma auxiliar do seu governo, o prefeito da cidade do Assú, Ivan Júnior (PP), sinta-se finalmente motivado a empenhar-se no sentido de conseguir liberar os R$ 500 mil de uma emenda parlamentar inserida no Orçamento Geral do Estado (OGE) 2013 pelo deputado estadual George Soares (PR) para dotar o Hospital Regional do Assú da tão desejada UTI.
Apesar de apelo neste sentido ter sido feito pelo próprio deputado, para, juntos, lutarem pela liberação do numerário, desconhece-se que o gestor municipal tenha mexido um músculo sequer perante a governadora Rosalba Ciarlini (DEM), de quem é aliado e correligionário, a fim de permitir o aproveitamento do dinheiro assegurado dentro do OGE 2013.
A próxima reunião do CIR/8ª Região de Saúde está previamente definida para o dia 26 de setembro na cidade litorânea de Porto do Mangue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário