sábado, 30 de novembro de 2013

Senado: CAS vota assistência odontológica para pacientes incapacitados

Pacientes internados em hospitais ou em regime de atendimento e de internação domiciliar, assim como os portadores de doenças crônicas deverão receber assistência odontológica.
É o que estabelece projeto de lei a ser votado na próxima quarta-feira (04), em caráter terminativo, pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado Federal.
De acordo com o Projeto de Lei da Câmara (PLC nº 34/2013), de autoria do então deputado Neilton Mulim, os hospitais públicos e privados são obrigados a manter profissionais de odontologia para a prestação de cuidados de saúde bucal a esses pacientes.
No entanto, pela proposta, apenas os hospitais de médio e grande porte estão sujeitos à obrigatoriedade.
A penalidade a ser aplicada pelo descumprimento da lei será objeto de regulamentação, segundo informação da Agência Senado.
Especialmente pacientes internados em unidades de terapia intensiva (UTI), que ficam muito tempo incapacitados para realizar a própria higiene bucal, como ressalta o relator da matéria, senador Sérgio Souza (PMDB-PR), precisam de cuidados odontológicos.
A falta de higiene adequada, afirma, propicia o surgimento de infecções da cavidade oral e do trato respiratório, inclusive pneumonia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário