sexta-feira, 11 de abril de 2014

Educação: Maioria dos professores no país não tem licenciatura na sua área

Chega a 67,2% o percentual de professores dos anos finais do ensino fundamental no Brasil que não têm licenciatura na disciplina que ensinam.
Os dados, de 2013, foram consolidados pelo movimento Todos pela Educação com base no Censo Escolar.
No ensino médio, cujas diretrizes curriculares ditam que os professores devem ter licenciatura em sua área, a parcela de docentes sem a formação adequada é de 51,7%.
A informação é divulgada nesta sexta-feira (11) pelo jornal O Globo.
Segundo os dados, de um total de 1.354.840 professores de ensino fundamental no Brasil, 444.127 (32,8%) têm licenciatura na área que atuam.
As disciplinas com maiores proporções de formados ensinando nas próprias áreas são Língua Portuguesa (46,7%), Educação Física (37,7%) e Língua Estrangeira (37,6%).
As menores são Artes (7,7%), Filosofia (10%) e Geografia (28,1%).
Já no ensino médio, Português (73,2%), Educação Física (64,7%) e Matemática (63,4%) são as áreas com maior parcela de docentes que ensinam as disciplinas nas quais se formaram.
Artes (14,9%), Física (19,2%) e Filosofia (21,2%) têm as menores proporções, segundo os dados do Todos pela Educação.
Os dados apresentam também diferenças regionais.
O Nordeste é a região com menor proporção de docentes nos ensinos fundamental (17,6%) e médio (34%).
No primeiro caso, o Sudeste está na outra ponta, com 52,9%%.
No segundo, fica o Sul, com 58,1%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário