segunda-feira, 30 de junho de 2014

Relatório: Mortalidade materna registra queda de 1,7% no Brasil

O Brasil é o quarto país mais lento na redução da mortalidade materna, segundo relatório coordenado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e divulgado nesta segunda-feira (30) na África do Sul.
O trabalho foi feito com base na análise das taxas entre 2000 e 2013 de 75 países participantes do Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).
No período, o Brasil teve um desempenho equivalente ao de Madagascar, com queda anual média de 1,7% na taxa de mortalidade materna.
A marca está bem abaixo da média de todo o grupo, que foi de 3,1% ao ano, segundo reportagem de UOL Notícias a partir de informações do Estadão Conteúdo.
Em 2013, a taxa de brasileiras que morreram na gestação, no parto ou em decorrência de suas complicações foi equivalente a 69 a cada 100 mil nascimentos.
Isso representa quase o dobro da meta assumida nos ODM – chegar em 2015 com, no máximo, 35 mortes a cada 100 mil nascimentos.
O Brasil já assumiu que não vai conseguir atingir a marca.
O país, porém, não está sozinho.
Preparado pela Parceria para a Saúde Materna, de Recém-Nascidos e Crianças (PMNCH), grupo formado por mais de 560 organizações, o relatório mostra que poucos países vão atingir o compromisso de redução de mortalidade relacionadas à gravidez e ao parto.
Do total, apenas 11 conseguiram diminuir a taxa a um ritmo de pelo menos 5,5% por ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário