quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Secretariado: Nome de Eurípedes Balsanufo não é bem recomendado pelo TCE/PB

Eurípedes Balsanufo de Souza
O vice-governador e governador eleito Robinson Faria (PSD) que tem assumido abertamente o compromisso de evitar a presença de “fichas sujas” em seu time de colaboradores, poderá enfrentar uma situação de constrangimento por conta de um dos nomes já por ele anunciados para compor seu secretariado a partir desta próxima quinta-feira (1º).
O problema envolve o engenheiro Eurípedes Balsanufo de Souza, escolhido por Robinson para ocupar em sua administração o cargo de secretário de Planejamento e Finanças.
O futuro secretário enfrenta problemas apontados à Justiça Eleitoral da PB pelo Tribunal de Contas daquele estado, fato que ganhou repercussão na imprensa do RN.
Nesta quarta-feira (31), o tema foi abordado na coluna “Notas & Comentários” da Tribuna do Norte.
Leia abaixo:

O engenheiro Eurípedes Balsanufo de Sousa — escolhido pelo governador eleito Robinson Faria para o cargo de secretário de Planejamento e Finanças — consta em uma lista enviada pelo Tribunal de Contas da Paraíba (TCE-PB) à Justiça Eleitoral com os nomes de gestores que não puderam concorrer a mandatos eletivos. Na lista, estão dirigentes  de órgãos, empresas e instituições públicas que cometeram irregularidades em prestações de contas.  O TCE-PB apontou uma série de irregularidades no período em que Eurípedes Balsanufo de Sousa — o secretário de Planejamento do governador eleito Robinson Faria — foi presidente da Companhia Docas da Paraíba. Um relatório do Tribunal de Contas informou que “foram decantadas no exercício em tela [no qual Eurípedes presidiu a Docas] várias despesas com multas, totalizando R$ 49.874,84, afrontando-se os princípios de eficiência e economicidade no setor público”. Ou seja: o escolhido pelo governador eleito para a Secretaria de Planejamento e Finanças do Rio Grande do Norte foi avaliado pelos conselheiros do TCE da Paraíba como um gestor que praticou atos ineficientes e antieconômicos. Os atos do escolhido para a Secretaria de Planejamento e Finanças não foram questionados apenas pelo TCE. O Ministério Público da Paraíba também entrou com uma ação de improbidade administrativa na 6ª Vara da Fazenda Pública de João Pessoa contra Eurípedes Balsanufo de Sousa. Nessa ação judicial, que envolve valores de R$ 729 mil, o secretário do governador eleito do RN consta como réu. O processo foi aberto no dia 10 de fevereiro deste ano e está concluso para julgamento desde o dia 17 de setembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário