terça-feira, 30 de junho de 2015

Recursos Hídricos: Governador assina retomada de obras do sistema adutor do Alto Oeste

Foto: Vivian Galvão/Assecom RN
O governador Robinson Faria (PSD) viajou na tarde desta terça-feira (30) para Pau dos Ferros com a finalidade de participar de uma reunião para discutir a crise hídrica com prefeitos daquela região.
Na ocasião, ele assinou a ordem de serviço da retomada das obras do Sistema Adutor do Alto Oeste, paradas desde 2013, de acordo com informação da assessoria de imprensa do governo do RN.
Após a finalização das obras, dez municípios terão seu abastecimento de água regularizado, dos quais três estão em colapso.
"Estou aqui com minha equipe técnica da Semarh, Caern e Igarn para discutirmos os problemas da região no que diz respeito à crise hídrica. A seca já castiga nosso estado há muitos anos. Mas não podemos mais pensar em modelos paliativos, porque as pessoas estão cansadas. Precisamos planejar para os próximos anos", disse o governador, apresentando uma medida prática do seu governo.
A retomada do sistema adutor do Alto Oeste é um exemplo prático disso; uma obra que estava parada há mais de dois anos", disse ele para um auditório lotado da VI Unidade Regional de Saúde Pública (Ursap).
De acordo com o secretário de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Mairton França, são 11 cidades em colapso e, destas, dez estão no Alto Oeste.
"Por isso, essa região necessita tanto de nossa atenção", disse o secretário, que repassou para os participantes algumas medidas do governo do estado.
"Até hoje nessa gestão já foram perfurados mais de 150 poços. O abastecimento com carros pipa foi estendido também para as zonas rurais. Estamos ousando, como sempre diz o governador, instalando em João Câmara um projeto piloto de um dessalinizador, movido a energia solar, dentro do Programa Água Doce", informou, acrescentando que esse Programa emancipa a comunidade porque elas passam a gerir a água dessalinizada.
Outros prefeitos e secretários participaram da reunião, de cidades como José da Penha; Alexandria; Lucrécia; Doutor Severiano; Luís Gomes; Riacho da Cruz; Severiano Melo, Pilões e Serrinha dos Pintos, dentre outras cidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário