sexta-feira, 31 de julho de 2015

Hemofilia: Pesquisa de opinião revela que 70% dos brasileiros desconhecem tratamento da doença

Foto: Reprodução
Pesquisa de opinião realizada com internautas brasileiros revela que grande parcela ainda desconhece as terapias atualmente indicadas para o controle da hemofilia.
De acordo com o levantamento, realizado com o objetivo de desvendar o conhecimento da população sobre causas, sintomas e tratamento da hemofilia, apenas um terço dos respondentes (30%) sabe que a doença pode ser controlada com medicamentos, enquanto quase metade (46%) ainda associa o tratamento às transfusões de sangue.
A hemofilia é uma patologia associada à ocorrência de mutações nos genes dos fatores VIII ou IX da coagulação – ambos localizados no cromossomo X – afetando, desde o nascimento, a produção normal desses fatores e comprometendo o processo natural de coagulação sanguínea.
Estima-se que haja 400 mil hemofílicos em todo o mundo, sendo que cerca de 12 mil vivem no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde.
A enquete online, promovida em parceria pela Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH) e a Biogen, ouviu 496 homens e mulheres com mais de 18 anos em todo o país, conforme informação da assessoria de imprensa da Associação.
Do total de respondentes, 81% declaram saber que a hemofilia é uma falha na capacidade do organismo de coagular o sangue causada por uma alteração genética, geralmente transmitida hereditariamente.
Dois terços (66%) afirmam que a doença não tem cura e a maioria (79%) diz que manchas arroxeadas, hematomas e sangramentos internos e externos são os principais sinais da doença.
Embora a maioria dos entrevistados declare que a hemofilia é uma doença genético-hereditária (81%), apenas metade (52%) sabe que a coagulopatia é causada por um erro no cromossomo X.
Quando se analisa apenas o universo de internautas que afirmam conhecer a doença (75%), menos de um terço (28%) dos entrevistados atribuem seu desenvolvimento ao cromossomo X.

Nenhum comentário:

Postar um comentário