segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Ciência: Cafeína é saudável e deve ser incluída na dieta, aponta estudo

Foto: Reprodução
Boa notícia para os amantes do cafezinho: ao contrário do que se imaginava, o consumo de cafeína não causa alterações nos batimentos cardíacos ou doenças relacionadas ao sistema cardiovascular.
É o que aponta um estudo da Universidade de São Francisco (USCF), Califórnia, Estados Unidos, registra informação da assessoria de imprensa da instituição.
A grande preocupação com o controle do consumo de cafeína deve-se sobretudo pelo consenso que existia, até então, sobre seu efeito prejudicial a taxa extra de batimentos cardíacos.
Acreditava-se que o consumo dessa substância, presente não somente no café, mas em chás, chocolates e até mesmo em determinados medicamentos, poderia aumentar o risco de doenças como Acidente Vascular Cerebral (AVC) e arritmias cardíacas.
Porém, de acordo com o estudo ministrado pelo Cardiologista e Diretor de Pesquisas Clínicas da USCF, Dr. Gregory Marcus, a comunidade médica deve reconsiderar as recomendações sobre o consumo do nutriente, pois ao contrário do que se acredita, a cafeína pode trazer benefícios à saúde do coração.
A pesquisa contou com 1.388 participantes selecionados aleatoriamente a partir do banco de dados do Estudo de Saúde Cardiovascular do Instituto do Coração americano (NHLBI).
Essa base contou com cerca de 6.000 pacientes, com exceção daqueles com problemas de arritmia conhecidos.
Pesquisadores do Instituto acompanharam o consumo regular de produtos com cafeína durante o período de 12 meses, avaliando a frequência alimentar e monitorando os batimentos cardíacos dos pacientes durante 24h por dia.
A frequência do consumo de café, chá e chocolate era determinada através de um formulário de pesquisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário