quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Vivaldo Costa: ‘A burocracia em torno da adutora de Caicó não leva a nada’, diz deputado

Foto> João Gilberto/Assecom ALRN
O deputado estadual Vivaldo Costa (PROS) reforçou, durante pronunciamento na Assembleia Legislativa do RN, na terça-feira (30), a necessidade de construção da adutora de engate rápido para Caicó, região Seridó.
O parlamentar disse que é preciso deixar a burocracia de lado, frisou a informação vinda da assessoria de imprensa do Parlamento.
Não importa quem vai executar a obra. Seja o DNOCS, CAERN ou Exército, o importante é que a obra chegue à Caicó. É preciso encontrar soluções e tomar providências em relação aos efeitos da seca que dura mais de cinco anos. Os pecuaristas precisam de socorro, pois além de estarem endividados, estão perdendo o rebanho”, disse Vivaldo Costa.
O parlamentar falou ainda que o açude Itans, em Caicó, não tem mais água e que a solução é levar água da Barragem Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves para Caicó.
De acordo com Vivaldo Costa, o RN é o segundo estado do Nordeste com maior quantidade de água e reafirma a opinião do professor da área de Recursos Hídricos da Universidade Federal do RN (UFRN), João Abner, que defende que a Barragem Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves ainda tem água.
Em aparte, o deputado Galeno Torquato (PSD) destacou a paralisação da obra de transposição do Rio São Francisco no trecho entre PE e PB.
Já o deputado George Soares (PR) solicitou uma audiência pública em Assú para discutir a questão da água, fruticultura e emprego.
Hermano Morais (PMDB) disse que foi pessoalmente ao Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), discutir alguns assuntos, entre eles o da adutora de Caicó.
Falei com o superintende local, José Eduardo, sobre a polêmica em torno da adutora. Ele me disse que está tratando o assunto com a Secretaria de Recursos Hídricos do RN e que com o projeto em mãos e a liberação dos recursos, que já estão disponíveis, a obra pode ser feita rapidamente”, falou o parlamentar do PMDB.
O deputado disse ainda que existe um impasse para que o Governo disponibilize o projeto da adutora e fez um apelo para que o assunto seja discutido entre DNOCS e Governo.
A deputada Cristiane Dantas (PCdoB) também aparteou o deputado Vivaldo Costa pedindo seu apoio em relação aos servidores do Instituto Técnico e Científico de Perícia do RN (ITEP/RN).
Segundo ela, o Ministério Público do RN ajuizou uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIn), com pedido de tutela provisória, contra dispositivos da nova lei do ITEP/RN, que prevê hipóteses inconstitucionais de enquadramentos de servidores do Instituto e de servidores relotados, redistribuídos, transferidos, incorporados ou removidos para o órgão. “Peço o apoio dos deputados para intermediar a situação junto ao Governo”, declarou.
Kelps Lima (SD) disse que espera que o Governo não assine o termo que prejudica os servidores e a sociedade.
O ITEP é um dos órgãos mais sucateados do Estado e os servidores, um dos mais sofridos. O Poder Judiciário precisa interferir para saber se a Ação é legal ou não”, registrou o legislador.
Hermano Morais também falou sobre o assunto e sugeriu que a Comissão, criada recentemente para tratar da Segurança Pública do RN possa ajudar a mediar a situação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário