sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Emater/RN: Projeto Segunda Água leva capacitação a produtores em Carnaúba dos Dantas

Foto: Assessoria/Emater
O Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do RN (Emater/RN) realizou na quinta-feira (29) uma oficina sobre renques e barramentos, destinada a agricultores beneficiados pelo Projeto Segunda Água, no Sítio Pedra Branca, município de Carnaúba dos Dantas, região Seridó.
O evento contou com a presença de 10 produtores, de 10 localidades diferentes (Sítios Salitre, Lajedo, Ermo, Picotes, Pedra Banca, Xique-Xique, Pinturas, Currais, Carnaúba e Boa Sorte), transmite informação da assessoria de imprensa da empresa, em Natal.
Os participantes aprenderam, em momentos de teoria e prática, como construir renques e barramentos, tecnologias que ajudam a frear a erosão do solo, permitindo a retenção da matéria orgânica - o que favorece a fertilidade dos terrenos.
As orientações foram repassadas pelo facilitador Cleiton José de Oliveira, extensionista rural da Emater/RN.
Participou da organização, também, a engenheira florestal e assessora regional de convivência com o semiárido em Currais Novos, Ana Maria Cordeiro.
O Projeto Segunda Água tem como objetivo promover a conservação, preservação e reconstituição dos agroecossistemas naturais, através da construção de Unidades Técnicas Demonstrativas (UTDs) como barragens subterrâneas, renques, barramentos assoreadores, cacimbões, hortas e pomares.
Com suas ações em prol da revitalização do meio ambiente nativo, o Projeto Segunda Água possibilita o desenvolvimento econômico, social e ambiental dos agricultores familiares, de maneira sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário