terça-feira, 11 de outubro de 2016

Proposta: Governo do Estado solicita inclusão do Baixo-Açu no projeto RN Sustentável

Foto: Assessoria/RN Sustentável
Os especialistas da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO, sigla em inglês) que integram a equipe do Banco Mundial, Luís Dias (Avaliação Econômico-Financeira) e Luís Loyola (Irrigação), estão em Natal participando de mais uma Missão de Avaliação e Acompanhamento de Implementação do Projeto RN Sustentável liderado pelo Governo do Estado.
Na oportunidade, o secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Pesca (SAPE), Guilherme Saldanha, fez uma explanação do Projeto de Recuperação do Perímetro de Irrigação Osvaldo Amorim, localizado no Distrito Irrigado do Baixo-Açu (DIBA).
Para o Governo do Estado, o DIBA necessita de investimentos em infraestrutura e no fortalecimento dos produtores da região e tem por objetivo o aumento da capacidade de produção, sendo uma opção estratégica para o desenvolvimento econômico e social da área a da produção do Perímetro.
Além disto, o DIBA é uma oportunidade de apoiar ações de reabilitação e modernização, garantindo a sustentabilidade do perímetro e da gestão do distrito.
Umas das indagações do Banco Mundial foi sobre os títulos de terra dos agricultores.
Na apresentação, o secretário afirmou este processo foi iniciado.
Os títulos de terra estavam parados e foi retomado pelo atual Governo. Até o final do ano concluímos todo processo”, disse, segundo a informação da assessoria da SAPE.
A inclusão do DIBA no Projeto RN Sustentável trata-se de um novo investimento solicitado ao Banco Mundial pelo Governo do Estado, e tem valor estimado em R$ 3 milhões.
Na quarta-feira (12), a equipe fará visita de campo ao Baixo-Açu para conhecer in loco o Projeto de Recuperação do Perímetro de Irrigação Osvaldo Amorim (DIBA).
Também participaram da reunião os técnicos da SAPE, Manoel Neto, Oscar Filho, Felipe Carvalho, Fábio de Souza, Fabiano Silva; Nísia de Sousa, do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do RN (Emater/RN); e, os consultores do RN Sustentável, Jonilson Figueredo, Franciane de Souza e Janaína Amaral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário