quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Brasília: Governador do RN pede agilidade na transposição do Rio São Francisco

Robinson Faria/Reprodução
Em Brasília, na manhã desta quarta-feira (30), durante audiência pública sobre o andamento das obras do Rio São Francisco, o governador Robinson Faria (PSD) solicitou ao ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, o aditamento da obra para criação de um novo canal com 6 km, que traga água do leito do São Francisco situado do trecho de São José de Piranhas (PB) até a bacia do rio Piranhas-Açu, no estado do RN.
Diante da previsão dada pelo ministro, que somente em dezembro de 2017 o estado seria contemplado com a chegada das águas do São Francisco, o chefe do executivo pleiteou um novo trecho – em razão da seca que assola o Nordeste há cinco anos – que pode ser construído de maneira mais rápida.
Está sendo o pior momento da seca na nossa história. Esse pedido é fundamental porque a única solução que os nordestinos têm é a transposição”, enfatizou o governador, de acordo com release elaborado pela assessoria de imprensa do Governo potiguar.
Na audiência, Robinson Faria declarou que em visita as obras do São Francisco ano passado foi informado pela empresa Mendes Júnior, que executava a obra na época, que é possível adiantar a chegada do leito no RN com a construção deste canal.
O aditamento já tinha sido autorizado pelo ex-ministro Gilberto Occhi.
Atualmente, a Mendes Júnior declinou da obra e uma nova licitação está sendo realizada.
O governador aproveitou ainda para pedir ao presidente Michel Temer (PMDB), que visitará o estado do CE no próximo dia 08, que estenda a agenda até o RN para conhecer a realidade das inúmeras famílias vítimas da seca no estado.
“São mais de 50 cidades dependendo de caminhão-pipa”, apontou.
A transposição do Rio São Francisco (90% concluída) chegará ao estado, no final de 2017, pelo ramal do Apodi e deverá alimentar os rios Mossoró-Apodi e Piranhas-Açu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário