sábado, 19 de novembro de 2016

CCJ: Câmara dos Deputados aprova criação da Semana Nacional da Agricultura Familiar

Foto: Reprodução
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, em caráter conclusivo, o Projeto de Lei nº 1.779/15, que institui a Semana Nacional da Agricultura Familiar, a ser comemorada na semana do dia 24 de julho.
A data celebra o início da vigência da Política Nacional da Agricultura Familiar, criada em 2006 (Lei nº 11.326/06).
A ideia é promover eventos em todo o país para discutir pontos dessa legislação, anuncia informação do portal da Agência Câmara de Notícias.
Entre eles, o crédito rural, incentivos à pesquisa, associativismo, profissionalização de pequenos produtores e agroindustrialização.
O autor da proposta, deputado pelo estado do RS Heitor Schuch (PSB), observa que a agricultura familiar é responsável por 70% dos alimentos produzidos no Brasil: especificamente, 87% da produção de mandioca, 70% do feijão, 46% do milho, 38% do café, 34% do arroz, 21% do trigo, 60% do leite, 59% dos itens de origem suína, 50% de aves e 30% de bovinos.
Relator na CCJ, o deputado gaúcho Jerônimo Goergen (PP) disse que o texto cumpre os requisitos de constitucionalidade, juridicidade e técnica legislativa.
O projeto seguirá agora para análise do Senado Federal, a menos que haja recurso para que seja examinado antes pelo plenário da Câmara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário