quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Perspectiva: ZPE de Pecém no CE deve gerar cerca de 35 mil empregos até 2027

Foto: Reprodução
Até 2027, a Zona de Processamento de Exportações (ZPE) do estado do CE deverá proporcionar a geração de, aproximadamente, 35 mil empregos a partir de perspectivas de investimentos em torno de US$ 12 bilhões (cerca de R$ 40 bilhões), nos próximos 11 anos.
Os números foram apresentados pelo presidente da ZPE, Mário Lima, durante reunião do Conselho Temático de Infraestrutura da Federação das Indústrias do Estado do CE (FIEC), destaca reportagem publicada pelo jornal O Estado, repercutida no site da Associação Brasileira de Zonas de Processamento de Exportação (Abrazpe).
Mário Lina ressaltou que, atualmente, a ZPE do CE conta com algumas empresas de grande porte, como a Companhia Siderúrgica do Pecém, White Martins, SP, Phoenix e Vale, dentre outras.
Apesar disso, já a partir do primeiro semestre do ano que vem, cerca de 20 novos empreendimentos deverão passar a compor esse grupo, oriundos do polo graniteiro do estado do ES.
Além de empresas desse setor, há expectativas de que outras, das áreas metalomecânica e de calçados, também sejam inseridas no cenário da ZPE do CE.
Mário Lima disse ainda que atualmente a área alfandegada cearense é autossustentável e a tendência é que a situação passe a ser melhor com os acréscimos das novas empresas, apesar do momento de dificuldades pelos quais atravessa a economia nacional.
Em Assú, o projeto da ZPE do Sertão, concebido pelo falecido consultor britânico Brian E. Tipler, projetava a hipótese de geração de até 50 mil empregos.
Abraçado pela administração do então prefeito assuense Ronaldo Soares, o projeto conheceu o insucesso em consequência da ausência de prioridade por parte dos que por ele deveriam se responsabilizar de fato, na instância da gestão posterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário