quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Sinasefe/RN: Comando de Greve do IFRN realiza ato em defesa da educação e estudantes ocupam Reitoria

Foto: Reprodução
Com o acirramento dos ataques pelo Governo Federal aos direitos sociais e principalmente a educação, alunos e servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN (IFRN), com apoio do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica do RN (Sinasefe/RN), realizaram na tarde dessa quarta-feira (07) um ato que culminou na ocupação da Reitoria pelos estudantes.
A iniciativa teve como objetivo defender a educação pública e denunciar o desmonte do serviço público.
A mobilização teve início em frente ao Campus Natal Central e seguiu em caminhada até a Reitoria, registra informação da assessoria de imprensa da organização sindical.
Munidos de faixas e cartazes, os manifestantes alertavam os pedestres e motoristas, que circulavam pela via sobre as consequências nefastas da implantação de medidas como a Reforma do Ensino Médio e a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 55, ambas recentemente aprovadas em comissões e votações na Câmara e no Senado Federal.
Inicialmente, o grupo panfletou na entrada do IFRN e ao lado do shopping Midway Mall, enquanto o professor do IFRN, Raoni Souza, realizou uma aula pública sobre a citada PEC 55.
Após a aula pública, alunos participantes do ato pediram a palavra e falaram sobre sua discordância com as medidas tomadas pelo atual governo e demostraram preocupação com o futuro da educação pública, muitos deles estiveram em Brasília, no último dia 29 e sofreram com a maciça e violenta repressão da polícia presente no local.
Ao final do ato, os manifestantes saíram em caminhada até a Reitoria do IFRN, onde foram recebidos pelo Pró-reitor de Ensino, Agamenon Henrique de Carvalho Tavares.
Nesse momento, foi anunciada a ocupação do prédio pelos estudantes, que realizaram no local uma plenária e anunciaram suas reivindicações.
Entre as principais demandas dos alunos estão: o pronunciamento oficial da Instituição contra as medidas do Governo Federal, em especial a reforma do Ensino Médio; a Lei da Mordaça e a PEC 55; a suspensão do calendário acadêmico, tendo em vista que diversos campi se encontram em greve; além de uma posição formal do Instituto garantido a reposição de aulas e a não perseguição de alunos envolvidos com o movimento estudantil.
Os servidores que acompanhavam o ato também se reuniram e decidiram criar uma escala para acompanhar a ocupação e prestar suporte aos alunos, além de desenvolver atividades pedagógicas no espaço.
Ao todo, 15 estudantes de vários campi permaneceram para passar a noite no prédio da Reitoria.
Nesta sexta-feira (09), a direção do Sinasefe/RN se reunirá com o reitor do IFRN, Wyllys Farkatt, para discutir as reivindicações do movimento paredista, deflagrado no IFRN desde o dia 11 de novembro passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário