quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Ano Base 1015: Abono salarial começa a ser pago para nascidos em janeiro e fevereiro

Foto: Reprodução
A partir desta quinta-feira (19), o Ministério do Trabalho começa a pagar o Abono Salarial do Programa de Integração Social (PIS), ano-base 2015, para os trabalhadores nascidos em janeiro e fevereiro.
Quem possui o Cartão do Cidadão e registrou senha pode retirar o benefício em caixas eletrônicos e casas lotéricas.
Quem ainda não tem o cartão deve se dirigir a uma agência da Caixa Econômica Federal, esclarece informação da assessoria de imprensa do Ministério do Trabalho.
Quem trabalhou com carteira assinada por pelo menos 30 dias no ano-base e teve remuneração média de até dois salários mínimos tem direito ao abono ano-base 2015.
Além disso, o trabalhador deve estar inscrito no PIS ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor (PASEP) há pelo menos cinco anos e a empresa onde ele trabalha deve ter informado seus dados corretamente na Relação Anual de Informação Social (RAIS).
Segundo o chefe de divisão do Seguro-Desemprego e Abono Salarial do Ministério do Trabalho, Márcio Ubiratan, a partir deste ano o abono é proporcional aos meses trabalhados durante o ano-base.
Quem trabalhou durante todo o ano de 2015 terá direito a um salário mínimo [R$ 937,00]. Quem trabalhou apenas um mês receberá o equivalente a 1/12 do salário mínimo, e assim sucessivamente. A fração igual ou superior a 15 dias de trabalho será contada como mês integral”, explica.
Os trabalhadores podem sacar o benefício até o dia 30 de junho de 2017, mas Ubiratan recomenda que não se deixe para última hora.
É importante que os trabalhadores fiquem atentos ao mês de nascimento e se dirijam às agências de acordo com o calendário divulgado. Essa programação evita tumultos”, destaca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário