quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Pesquisa: 55% dos MPEs que pretendem investir querem aumentar o volume de vendas

Foto: Reprodução
Dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes (CNDL) mostram que a intenção de investir dos micro e pequenos empresários (MPEs) pelos próximos 90 dias segue em patamar baixo: apenas 21,4% dos entrevistados pretendem fazer investimentos, sendo o aumento de vendas o objetivo apontado por 55,0% desses empresários.
Outros motivos são a necessidade de atender a demanda (15,2%) e a adaptação da empresa a novas tecnologias (14,6%), anuncia informação da assessoria de imprensa do SPC Brasil e da CNDL.
Em dezembro, o índice atingiu 26,23 pontos, abaixo dos 27,00 pontos de novembro.
Quanto mais próximo de 100, maior é a propensão desses empresários a investir e, quanto mais próximo de zero, menos propensos eles estão.
Na variação anual com dezembro de 2015, houve uma estabilidade na demanda por investimentos, fazendo com que o índice passasse de 25,16 para 26,23 pontos.
Entre os que pretendem investir, o destino será principalmente para propaganda e mídia (29,8%), para a ampliação de estoques (28,6%), para a compra de equipamentos, maquinário e computadores (25,1%) e também para a reforma da empresa (24,0%).
Para esses MPEs, o capital próprio aparece como o principal recurso.
Mais da metade desses empresários (57,9%) usarão o dinheiro de poupança e investimentos.
Outras opções ainda mencionadas são empréstimos em bancos e financeiras (18,7%) e a venda de algum bem (8,8%).
A maioria dos empresários, porém, não pretendem investir (70,7%) nos próximos três meses.
Entre esses, 46,1% dizem não haver necessidade; 22,1% afirmam que o país ainda não saiu da crise e 15,2% apontam a falta de recursos e de crédito.

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