quarta-feira, 26 de abril de 2017

Empreendimento: ENGIE inicia instalação de Usina Fotovoltaica no estado do RN

Foto: Assessoria
Após obter as licenças ambientais e de instalação pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do RN (IDEMA/RN), a ENGIE Brasil Energia iniciou oficialmente, a partir do dia 31 de março de 2017, a construção do Complexo Assú, localizado à margem da BR-304, no município de Assú, distante cerca de 280 km da capital, Natal.
Neste momento, a obra se concentra na fase de implantação da Central Fotovoltaica Assu V, que comercializou 9,2 MW no Leilão de Reserva de novembro de 2015 e será a primeira de cinco parques de energia solar.
Assu V será instalada numa área de 100 hectares pela ENGIE Brasil Energia, no estado potiguar, descreve informação da assessoria de imprensa.
A capacidade instalada desta primeira usina é de 30 MW e estimativa para abastecer uma população de 130 mil habitantes.
Uma equipe da ENGIE Brasil Energia, capitaneada pelo gerente de obras, Rafael Caldeira, e as empresas contratadas, realizam serviços de supressão vegetal da área, terraplanagem e instalação do canteiro de obras para Usina Assu V.
Equipes de arqueologia, monitoramento e resgate da fauna também se encontram no campo executando suas atividades.
Além da preparação do terreno e o canteiro de obras, estamos realizando, neste momento, a fase de mobilização dos trabalhos para o estaqueamento, montagem dos trackers [suporte das placas] e posterior posicionamento dos módulos solares”, explica Rafael Caldeira.
Ao todo serão cerca de 320 mil peças para a Usina Fotovoltaica Assu V, cuja entrada em operação está prevista para o final de 2017 e investimento na ordem de R$ 220 milhões.
Com esse investimento, a ENGIE busca ampliar sua experiência no setor fotovoltaico para a geração energética.
Esse empreendimento marca nossa entrada definitiva na geração solar centralizada, sendo a primeira usina fotovoltaica de porte comercial construída pela ENGIE no Rio Grande do Norte e no Brasil. Após estudos desenvolvidos, foi comprovado que a região do Vale do Açu possui forte incidência de raios solares e baixa precipitação pluviométrica durante o ano, oferecendo condição ideal para geração de energia”, argumenta o diretor de Geração da ENGIE, José Laydner.
A obra deve gerar aproximadamente 400 empregos diretos no pico da construção.
Como política de valorização e propulsora da economia regional, a ENGIE prioriza a contratação de mão de obra local para instalação da usina.
O processo de seleção e contratação dos colaboradores locais está sendo realizado pelo Sistema Nacional de Empregos (SINE) de Assú.
As vagas existentes ou que abriremos serão sempre ocupadas por profissionais cadastrados no SINE”, reforça o gerente do Projeto, Giuliano Pasquali.

Nenhum comentário:

Postar um comentário