sexta-feira, 30 de junho de 2017

Igreja Católica: Padre acusado de crime sexual contra menor em Ipanguaçu é demitido

Foto: Reprodução
O Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, por meio da Cúria Metropolitana, decretou a demissão do estado clerical do padre José Irineu da Silva (foto).
A informação teve registro nesta sexta-feira (30) através do pórtico virtual da Arquidiocese, na internet.
O agora ex-sacerdote, punido com o desligamento dos quadros da Igreja Católica, foi envolvido num crime de estupro praticado contra vulnerável, fato ocorrido no interior da Sacristia da capela de São José Operário, no distrito de Arapuá, em Ipanguaçu.
Por conta do crime, o religioso foi condenado pelo então juiz da comarca de Ipanguaçu, Marivaldo Dantas de Araújo, a pena de oito anos de reclusão em regime fechado.
A decisão assegurou ao pároco o direito de recorrer da sentença em liberdade.
Além da posição do Poder Judiciário, José Irineu também foi alvo de afastamento pela Arquidiocese de Natal, fato registrado em abril de 2011.
De acordo com os autos do processo – que se tornaram públicos – o padre teria aproveitado de um instante a sós com um menino de apenas 10 anos de idade para apalpar-lhe as partes íntimas.
Os autos ainda registram que, momentos após a prática dos atos libidinosos, José Irineu chegou a declarar que “a carne é fraca” e que “cada um pedisse para não cair em tentação”.
Os toques ao corpo da criança ocorreram horas antes da realização da cerimônia da Primeira Eucaristia de um grupo de aproximadamente 20 meninos e meninas, que seria presidida pelo agora ex-vigário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário