quinta-feira, 20 de julho de 2017

Horticultura Orgânica: Experiência pode servir de exemplo para projetos do município

O modelo de produção orgânica de hortifrutigranjeiros aplicado pela empresa Hortvida, estabelecida na cidade de Governador Dix-sept Rosado, objeto de visita feita nesta quarta (19), por um grupo que reuniu 10 produtores da Associação Comunitária do Bairro Alto São Francisco, técnicos do escritório regional do SEBRAE/RN e membros da Prefeitura do Assú, pode servir de espelho para a implantação de projetos do gênero no município.
O ponto de vista foi externado pelo engenheiro agrônomo da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca, Raulino Cardoso.
Fotos: Assessoria/Reprodução
Ele compôs a delegação da Prefeitura presente à visita técnica, chefiada pelo secretário executivo de Desenvolvimento Sustentável, Braz Barreto, ressalta informação da Secretaria de Comunicação e Ouvidoria.  
A comitiva foi recepcionada pelo proprietário da firma, Rodrigo Benjamin, que possui 15 anos de experiência em horticultura orgânica.
O empresário se encarregou de repassar informações e dados técnicos ao grupo.
Por exemplo, ele transmitiu detalhes sobre o processo de obtenção da certificação dos produtos agrícolas, etapa que se observa em médio e longo prazos.
O grupo percorreu diversos pontos da Hortvida – que possui uma área cultivada de cinco hectares –, incluindo as plantações de alface, rúcula, couve, coentro, etc.
Foi feita demonstração do uso do húmus da minhoca como adubo, que apresenta excelente resultado em termos de aumento da produtividade.
A experiência piloto do que foi adquirido de conhecimento na visita se dará na horta orgânica da Associação do Bairro Alto São Francisco.
A partir daí, registrou Raulino Cardoso, o padrão pode ser assimilado para projetos que venham a ser concebidos pelo Poder Público municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário