sábado, 19 de agosto de 2017

Sudene: Recursos do FDNE e FNE financiam tratamento de resíduos sólidos

Imagem: Ilustração/Assessoria
Os Fundos Constitucional e de Desenvolvimento do Nordeste, FNE e FDNE, respectivamente, poderão estimular projetos de um setor estratégico ao desenvolvimento sustentável da região: o tratamento de resíduos sólidos.
A decisão foi aprovada durante a última reunião do Conselho Deliberativo da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) ocorrida em 27 de julho.
A medida reside no fato de que o tratamento de resíduos sólidos se enquadra nas diretrizes de apoio a projetos de infraestrutura que podem receber recursos dos dois fundos, explica informação postada no portal virtual da Sudene.
O tema vem sendo debatido pela autarquia há alguns anos, tendo em vista que municípios da área de atuação da Sudene tiveram dificuldades em cumprir o período estabelecido pela Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS (Lei nº 12.305/2010), para extinguir o despejo de lixo a céu aberto em todo o país até 2014.
A norma diz, ainda, que uma das soluções para a destinação adequada dos dejetos é utilizando-os para a produção de energia.
O coordenador-geral de Estudos e Pesquisas, Avaliação, Tecnologia e Inovação da Superintendência, Frederico Araújo Cavalcanti, afirma que há grande possibilidade de parcerias público-privadas serem realizadas neste setor.
O objetivo é financiar projetos de esgotamento sanitário e tratamento de resíduos sólidos para a geração de energia possibilitando, assim, a atração de empreendimentos para a área de atuação da autarquia regional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário