sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

Conab: Desvios em estoques públicos registraram queda da ordem de 96,2% em 2017

Imagem: Reprodução
O índice de desvios averiguado pelas fiscalizações dos estoques públicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) registrou queda de 96,2% em 2017, atingindo a marca de aproximadamente 2,5 mil toneladas de grãos em mais de 5 milhões de toneladas vistoriadas.
É o que revela o balanço das ações da Superintendência de Fiscalização de Estoques (Sufis) Conab.
Segundo o levantamento, os desvios ocorreram em apenas uma unidade armazenadora, relata informação da assessoria de imprensa da empresa estatal.
Conforme o levantamento, o resultado é reflexo da fiscalização, que apresentou expressivos ganhos de qualidade com a adoção de métodos mais modernos nos trabalhos de vistorias, a partir de apoio de ferramentas que utilizam tecnologias mais modernas.
As perdas por quebra de umidade e quebra técnica também registraram queda de 59% - passando de 3,9 mil toneladas para 1,6 mil toneladas.
Também foi verificada a desclassificação de duas toneladas de café arábica, ou seja, a perda de qualidade do grão.
O registro de perda durante o armazenamento, ou seja, uma redução do estoque, é natural.
A perda pode ser quantitativa, quando é detectada a queda de peso do produto em função da atividade respiratória e da diminuição do teor de umidade dos grãos, ou qualitativa, quando ocorre a depreciação das características iniciais do produto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário