quinta-feira, 26 de abril de 2018

Etene/BNB: Exportações nordestinas crescem 3,8% no primeiro trimestre do ano

Imagem: Ilustração
As exportações da região Nordeste somaram US$ 3,9 bilhões nos primeiros três meses de 2018.
Em comparação ao mesmo período do ano passado, houve incremento de 3,8% nas vendas externas.
O levantamento do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), área de pesquisas do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), tem base em números divulgados pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) e pode ser acessado na íntegra no endereço virtual https://bit.ly/2JSazRV.
Texto elaborado pela assessoria de comunicação do BNB registra que o crescimento foi devido à comercialização de produtos básicos, que registraram aumento de 27%, e dos semimanufaturados, com avanço de 10% nas exportações.
As vendas de algodão (+ 224,6%), bagaço de soja (+ 50,9%) e soja (+ 22%) foram os destaques dos produtos básicos, enquanto as vendas de pasta química de madeira (+ 65,8%) ganharam relevância entre os semimanufaturados.
Os principais parceiros comerciais do Nordeste (Estados Unidos, China e Argentina) responderam por 44,8% das exportações.
No período de janeiro a março deste ano, relativamente ao mesmo período de 2017, os embarques para os Estados Unidos e Argentina aumentaram 16,5% e 28,4%, respectivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário